A Megálito Engenharia Estrutural é especialista em projetos estruturais e atuamos em estreita colaboração com arquitetos reconhecidos no mercado, transformando ideias em realidade com qualidade e inovação. Além disso, oferecemos um conjunto de serviços, incluindo projeto hidrossanitário, projeto elétrico e Compatibilização em BIM.
Neste conteúdo, vamos focar na Compatibilização BIM: seu conceito, sua importância para os arquitetos, benefícios, estudos de casos que evidenciam projetos bem-sucedidos onde a compatibilização BIM foi fundamental e muito mais.
Acrônimo para Building Information Modeling (Modelagem de Informação de Construção), é um processo colaborativo que permite que arquitetos, engenheiros, empreiteiros, fabricantes e outros profissionais da construção planejem, projetem e construam uma estrutura ou edifício dentro de um modelo 3D.
Esses modelos, conhecidos como modelos BIM, são ricos em informações e fornecem uma plataforma colaborativa para que profissionais da construção e outras partes interessadas trabalhem juntos de forma eficaz.
As dimensões BIM referem-se a diferentes aspectos ou níveis de informação que podem ser incorporados nos modelos. Cada dimensão, como 3D, 4D, 5D e 6D, representa um tipo específico de dados que aprimora a gestão do projeto e a tomada de decisões durante todo o ciclo de vida do projeto.
Ao incorporar as dimensões nos projetos, os serviços BIM podem melhorar significativamente a colaboração, a eficiência e a tomada de decisões durante todo o ciclo de vida de um projeto de construção ou infraestrutura.
No BIM, a compatibilização é feita de modo automatizado, por meio de vários softwares que trabalham com o modelo interoperável, que permite a troca de dados entre diferentes tipos de softwares usados pelos projetistas de um projeto, sem perda de informações.
A Compatibilização BIM tornou-se uma peça-chave na colaboração entre arquitetos e engenheiros estruturais. Isso porque permite que a engenharia estrutural e o projeto mudem de um ambiente isolado para um ambiente de projeto unificado, conectando equipes multidisciplinares de forma segura.
Dessa forma, arquitetos e engenheiros podem começar a trabalhar juntos nos estágios iniciais dos projetos.
A sinergia entre arquitetura, construção e operação abre caminho para um futuro em que os edifícios sejam dinâmicos e adaptáveis. Isso permite que as partes interessadas tomem decisões informadas, ajuda a minimizar riscos e contribui para a criação de espaços resistentes que impactam positivamente as comunidades que servem.
Todos os setores da construção são afetados pelo BIM, mas, a seguir, vamos nos aprofundar sobre as mudanças e benefícios para os arquitetos.
A natureza colaborativa do BIM oferece uma oportunidade significativa para o arquiteto em termos de controle de projeto, velocidade e qualidade. O modelo digital 3D, por exemplo, fornece uma representação visual não só da forma e dos materiais do edifício, mas também dos sistemas estruturais e mecânicos.
O arquiteto é responsável pelo modelo arquitetônico BIM digital, enquanto o engenheiro trabalha no modelo digital estrutural e o engenheiro mecânico se responsabiliza pelo modelo MEP.
Esses modelos são interligados pelo gestor ou pelo arquiteto, possibilitando que potenciais erros ou inconsistências possam ser identificadas nas fases iniciais do projeto.
Quando você trabalha em um modelo colaborativo BIM 3D, todos os participantes mantêm contato constante com o modelo final e com as alterações que ocorrem durante a fase de projeto. Os resultados são a redução da duração da fase de concepção do projeto e o aumento da qualidade.
Ao usar o modelo virtual, todos os departamentos de uma construção estarão totalmente integrados e “falando a mesma língua”.
O estudo The Business Value of Bim for Construction in Major Global Markets, conduzido por McGraw Hill, em 2012, sobre os benefícios do BIM em 10 companhias ao redor do mundo, incluindo do Brasil, mostrou que o principal benefício do BIM (41%) é a redução de erros e omissões na fase de projeto.
Uma das principais vantagens do BIM é o compartilhamento de informações com todos os envolvidos no processo. Como essa melhoria da comunicação e da qualidade ajuda a reduzir os erros, você se torna capaz de compartilhar informações e se comunicar com outras partes com precisão.
A segunda vantagem (31%) é melhorar a colaboração com o proprietário e as equipes de design durante a fase de construção. O arquiteto utiliza a documentação derivada do modelo digital como ferramenta de controle e comunicação com o empreiteiro e o cliente.
A terceira vantagem diz respeito à melhora da imagem organizacional da empresa.
A modelagem BIM 3D garante que quaisquer fatores ambientais possam ser analisados antes de serem finalizados no projeto. Com a análise do modelo energético, pode-se estimar o consumo de energia do projeto.
A quantidade de carbono e o impacto ambiental do projeto também podem ser avaliados. Essas informações são de extrema importância porque a eficiência energética é essencial quando falamos de projetos de edifícios sustentáveis.
Resumindo, os principais benefícios do BIM para os arquitetos são:
Acompanhe alguns dos desafios típicos enfrentados durante a implementação da Compatibilização BIM:
Para minimizar esses desafios, a Megálito Engenharia Estrutural realiza a implementação do BIM em projetos e fluxos de trabalho dos clientes, garantindo uma transição bem-sucedida para essa metodologia.
As tendências emergentes em BIM que estão moldando o futuro da construção, incluindo BIM baseado em nuvem, são BIM móvel, realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) em BIM, aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA) em BIM, e interoperabilidade entre software BIM e outras tecnologias de construção.
Além disso, outras tecnologias, como drones, Internet das Coisas (IoT), impressão 3D, robótica e blockchain, estão impactando os processos BIM na construção.
Explore mais esse cenário e sua aplicação prática através de exemplos, como as aplicações do BIM em diferentes setores da construção, incluindo residencial, comercial, industrial e de infraestrutura.
Como vimos, com o BIM, os arquitetos têm comunicação e visualização aprimoradas do projeto, design eficiente, economia de tempo e custo e melhor gerenciamento de instalações.
Tudo isso unido à expertise da Megálito Engenharia Estrutural proporciona uma parceria que poderá render grandes frutos e alcançar resultados excepcionais em projetos futuros.